terça-feira, 10 de março de 2009

Pare de se enganar e emagreça de uma vez

Ficar sem tomar café da manhã e comer duas ou até mais fatias de bolo de chocolate lá pelas 10h. Esticar o treino em 15 minutos e atacar um pacote de biscoitos recheados. Deixar de almoçar e jantar num rodízio de pizza. Esses são apenas alguns exemplos na rotina de quem vive procurando uma brecha para escapar do regime.

O problema é que a reeducação alimentar só acontece de verdade quando seu organismo, realmente, fica acostumado a novos hábitos. Enganar seu organismo é uma tarefa impossível, o maior erro de quem vive tentando emagrecer é passar o dia calculando compensações em vez de assumir de vez uma vida mais leve.

Regime versus Remédios

Sabe aqueles remédios que prometem eliminar os quilinhos a mais? Quando indicados por médicos, eles podem até ajudar na luta contra a balança. Mas nada de acreditar que eles fazem todo o trabalho sozinhos.

A perda efetiva de peso acontece com a junção de dois fatores: atividade física e cardápio equilibrado. Drenagem linfática e tratamentos estéticos também funcionam, mas eles têm papel coadjuvante na luta contra a balança.

Já os remédios desempenham uma função importante principalmente no começo, dando uma mexida no seu metabolismo. Mas o controle é fundamental ou seu organismo se acostuma com as drogas e passa a depender delas para que o peso permaneça estável. Há ainda a dependência psicológica. Tem gente que já aprendeu a comer direito, mas fica em pânico sem remédios para emagrecer, mesmo sofrendo com os efeitos colaterais deles. Existem ainda situações em que as fórmulas são usadas como muleta: a pessoa não aprende a se alimentar corretamente enquanto faz o tratamento com remédios. Assim, quando interrompe o consumo, engorda.

Assalto a geladeira na madrugada

Seguir o regime durante o dia e fazer uma limpeza na geladeira, na madrugada, é um dos perigos que assombram quem deseja perder peso. E os resultados podem ser desastrosos. Durante a noite, gastamos menos energia, então o acúmulo de gordura é maior, além disso, essa comilança noturna é marcada pela ingestão de muitas calorias, já que ninguém assalta uma saladinha, mas bolo, latas de leite condensado e barra de chocolate.

Resumo do enredo: um estrago para o regime, mesmo para quem segue tudo certinho durante o dia.

Compensar

O ideal mesmo é não abusar, mas, em casos especiais, compensar o abuso no dia seguinte pode ser uma boa idéia. Mas isso deve acontecer raramente. Se vamos a alguma festa ou atacamos aquele doce na nossa TPM, o ideal é compensar durante o resto do dia ou no dia seguinte. Economizar calorias com um lanche um suco, mini cenourinhas, talos de erva doce e pepino, por exemplo.

Mas, se o abuso durou um dia todo, o melhor é compensar no dia seguinte com uma dieta desintoxicante: muito líquido, iogurtes, vegetais e proteínas magras. Só não vale ficar de jejum ou muitas horas sem comer, isso só atrapalha o bom funcionamento do nosso organismo e prejudica ainda mais a dieta.

Os principais erros

- Ficar muitas horas sem se alimentar
- Fazer regimes da sopa ou do suco: (tomar sopa no almoço e no jantar ou suco o dia todo o que resulta em perda de sais minerais, vitaminas e principalmente massa muscular, além da sensação de fraqueza e mau humor)
- Trocar refeições por doces (acumulam gordura localizada além da ameaça do colesterol alto)
- Não comer carboidratos com medo de que eles as façam engordar (na proporção certa e ingerindo os carboidratos complexos, como arroz, macarrão integral, legumes, cereais, você ganha energia, bem-estar e perde a vontade de comer doce).

Fonte: Minha Vida

8 comentários:

CARINE disse...

menina é assim mesmo que agimos e depois culpamos a balança, mas estou tentando me acertar na dieta e vamo que vamo né!

Lei disse...

tudo verdade!!
E o mais dolorido é saber que nós mesmas que boicotamos nossa dieta.
Não tem jeito não só é gordo quem come demais mesmo!

Adorei seu blog Bruna! Estou te adicionando em eus favoritos! Quando puder dê um clique para visitar o meu. Beijos

Aline Satiko disse...

Sou a prova viva de que comer carboidrato não engorda, pois tenho almoçado, jantado e às vezes como até dois carboidratos na mesma refeição e o que fiz na semana anterior foi emagrecer quase dois kg...
E essas dietas malucas só nos fazem mal msm...
Matéria muito legal!
bjkas e ótima semana!

Anônimo disse...

Muito bom este post! :) Bjs

Renata Alzuguir disse...

a minha sorte é que desde sábado que foi quando eu fiz a escova, não fez tanto calor rss

e o que seria uma texturização?

Carol =) disse...

Oláa!!

Amei o blog viu?

Muita informação, alto astral e otimismo... PARABÉNSSSS!!

Vou te linkar ok??

Bjimm.

BB disse...

Muito boa a reportagem, até copiei e mandei para uma amiga.

Vc tá morando em Salvador há muito tempo?
Em que bairro?
Eu vivo aí, que saudade...

Bj

Di disse...

Meu Deusuuu!!! Qta coisa boa nesse seu blog, terei que tirar 1001 dias para lê-lo...

;)