domingo, 9 de novembro de 2008

Agulhas que emagrecem

Coadjuvante de prestígio no ataque a excesso de peso, a acupuntura diminui o estresse, a ansiedade, a depressão e promove uma efetiva saciedade alimentar. Sem contra-indicações, ela ainda, elimina dores musculares e males digestivos que atrapalham a dieta.



A acupuntura atua diminuindo a ansiedade, a sensação de fome e, assim, controla a compulsão por comida, principalmente por doces. Isso favorece a reeducação alimentar sem a necessidade de drogas para reduzir a loucura por alimentos. Essa é uma das grandes vantagens: a acupuntura age sem causar efeitos colaterais e muito menos dependência química, aquela provocada pelos moderadores de apetite. A técnica também minimiza as desagradáveis (e até perigosas) conseqüências da síndrome de abstinência ocasionada pela suspensão inadequada dos remédios moderadores de apetite.


Sabemos que para emagrecer são necessárias apenas duas atitudes: fechar a boca e fazer exercícios. Quando isso se torna muito difícil, o paciente procura ajuda. No entanto, a acupuntura não faz milagre.


Assim, a primeira conduta do médico deve ser a verificação, por meio da medicina alopática, da existência de causas orgânicas para o excesso de peso: alterações da tireóide, diabetes, anemia (há muitos obesos anêmicos) ou outras disfunções hormonais, etc. Isso se faz com uma anamnese (entrevista com o paciente) e vários exames da medicina ocidental. Se estes motivos existem, serão atacados. Caso não constem problemas físicos, o tripé dieta, atividade física e acupuntura pode resolver a questão. Contudo, é preciso que o médico busque, antes de iniciar o trabalho, as origens da ansiedade.


A ciência das agulhas atua liberando as famosas substâncias neurotransmissoras que são: as endorfinas (que eliminam boa parte das dores orgânicas); as serotoninas (que dão uma gostosa sensação de prazer) e as encefalinas (que têm ação calmante básica).


Isso resulta, positivamente, no fato de que as pessoas deixam de buscar prazer na comida (como o chocolate, por exemplo) e ficam mais tranqüilas, e também age desbloqueando e fazendo circular a energia e o sangue que ficam estagnados em alguns pontos do corpo, por alguma razão. Portanto, a acupuntura devolve o equilíbrio orgânico e mental das pessoas.


Com o retorno da harmonia corporal, o paciente passa a desfrutar dos benefícios adicionais do tratamento oriental: melhora do sono, diminuição da irritabilidade e outros sintomas provocados pela obesidade, tais como, dor na coluna, nas articulações dos joelhos e pés.


Sem as dores, pode-se retornar aos exercícios físicos. Meio caminho andado e, até aqui, sem nenhuma contra-indicação ou efeito colateral. Dessa forma, trilhando uma linha bem diferente do que aquela das famosas fórmulas alopáticas para emagrecer.


É bom deixar bem claro que os médicos especialistas nas agulhas não têm absolutamente nada contra a técnica ocidental, e inclusive se utilizam dela nas primeiras consultas. Entretanto, vale ressaltar, também, outras vantagens básicas da acupuntura:


• Deixa você mais calmo e tranqüilo. Quebra aquele ciclo: ansiedade, comida em excesso, culpa, mais comida... Dá a sensação de saciedade agindo, imagina-se, em meridianos com ligações cerebrais.

• Além disso, sabe-se que 30 a 40% dos obesos têm problemas com o menisco e as articulações dos joelhos. A acupuntura estimula a circulação e diminui o desconforto no local.

• Existem trabalhos dizendo que a acupuntura também reduz a circunferência abdominal. Mas isso ainda carece de algumas evidências.


Essa orelha é a minha mesmo!


A acupuntura auricular atua apenas nos casos mais simples, como complemento da acupuntura sistêmica. Ela é boa porque o cliente vai com umas sementinhas presas à orelha para casa. E, massageando as sementinhas, ele faz uma acupuntura doméstica diária. Precisa de uma média de 10 sessões, de 40 minutos cada, feitas duas vezes por semana. Depois de três semanas começam a aparecer os resultados


Se o paciente quer perder dois, três quilos, a acupuntura sozinha pode resolver a questão. Agora, se o desejo é vencer cinco, dez quilos de excesso de peso, é necessária uma complementação com dieta e exercícios. Mesmo assim, a pessoa iniciando com a acupuntura e eliminando dois quilos, já aumenta a auto-estima e fica mais animada para ir em frente.


Em geral, se o paciente colabora (como em qualquer coisa na vida, seja no trabalho ou no amor) e faz um tratamento integrado, perde dois a três quilos por mês, ou seja, pode chegar a mais de 20 quilos em um ano. Não significa que o procedimento se estenda por todo esse tempo já que, a partir de um certo ponto, ele pode correr sozinho para o próprio objetivo.


Fonte: Cyberdiet

Nenhum comentário: