quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Suor x Queima de Gordura

Para muita gente, correr debaixo do sol do meio dia ou usar muita roupa enquanto se pratica esporte é sinônimo de emagrecimento, uma vez que acreditam que quanto mais transpirarem, maior será a queima de gordura. Infelizmente, isso não é verdade.


Suar não emagrece, pois o que se perde são apenas água e sais minerais. Depois de uma sauna, por exemplo, a pessoa normalmente vai perceber uma redução em seu peso corporal, mas assim que ingerir o primeiro copo d`água, o líquido perdido vai sendo reposto e o peso acaba voltando ao normal.


No verão, as pessoas suam mais em virtude do aumento da temperatura ambiente. Mas, normalmente, quem está acima do peso transpira mais, uma vez que o acúmulo de gordura tende a reter o calor. Isso faz com que o corpo precise suar mais para refrigerar o organismo. Os magros, por sua vez, transpiram menos, graças a pouca gordura corporal, mas isso depende principalmente da herança genética.


O suor é a secreção natural das glândulas sudoríparas, e é constituído de água (99%) e sais minerais (1%). Essas glândulas estão espalhadas por todo o corpo, mas se concentram nas axilas, mãos, pés, testa e dobras.Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37ºC, o suor age como um mecanismo de refrigeração: os vasos sanguíneos próximos à pele se dilatam e estimulam as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de transpiração.O organismo, portanto, na verdade, transpira para manter estável a temperatura interna do corpo entre 36 e 36,5ºC, pois, caso contrário, essa temperatura poderia aumentar a ponto de cozinhar os órgãos internos.


Portanto, ao praticar atividades físicas, é fundamental não bloquear a transpiração com a utilização de roupas pesadas. Use roupas leves para que o suor possa sair à vontade, caso contrário, o organismo pode sofrer fadiga.Para se ter saúde é fundamental que a pessoa respeite seu limite e não estresse seu organismo; dessa forma, é recomendável a prática de atividades físicas nos períodos mais frescos do dia (pela manha ou no final da tarde).


Se você deseja "queimar" aquelas incômodas gordurinhas, a atividade física tem que provocar certo cansaço, mas sempre associado ao prazer, sem sofrimento (quando a perda de líquido através da transpiração é muito intensa o indivíduo pode ficar desidratado, sofrer queda de pressão e até mesmo desmaiar).


Já que com a transpiração não se perde peso, o ideal é queimar gordura de uma maneira gradativa e saudável. Cerca de 30 minutos de atividade física moderada, três vezes por semana (caminhar, correr ou andar de bicicleta) são atividades ideais para isso. No entanto, até mesmo subir de escada ao invés de pegar o elevador, ou lavar o carro no fim de semana, pode ajudar a queimar calorias. Com esse ritmo de perda de calorias, o indivíduo queima um quilo de gordura por mês (aproximadamente 7720 calorias).


A propósito, suar também não desintoxica, porque a principal substância eliminada é a água e não as toxinas. Os rins são os órgãos responsáveis pela eliminação das substâncias tóxicas do organismo.


Fonte: Site Médico

4 comentários:

Taiane disse...

Ei, desisti de excluir o blog...rsrs
Afinal é ele que ta me dando forças pra continuar, corrigindo ele não...
As pessoas que por ele passa deixando sempre um recado recheado de carinho...
Muito Obrigada por estar sempre passando lá no meu cantinho,sua presença é muiito importante pra mim... Pode contar sempre comigo!
Beijos

Taiane disse...

Te indiquei pra uma brincadeira

Renata Alzuguir disse...

claro que teve diferença na foto sim rss...seu rosto afinou bem!!! adoreiiiiii seu blog..vou vir aqui direto ;)

Rai disse...

oi amiga!
obrigada pelos elogios. Eu não estou e esforçando tanto mais para perder peso. Para mim o grande desafio e a RA, porque eu luto demais contra o efeito sanfona. Desde que me entendo por gente e esse engora e emagreçe, não rola messsssmo. O blog e bastante recentemas tem me ajudado tanto! vcs meninas são maravilhosas. Espero passar um pouco da minha experiencia ara vcs e ajudar todas a conquistar o peso que vcs desejarem. bjinhos