quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

A ansiedade, quando não exagerada, é normal. Mas, infelizmente, com a correria dos dias de hoje, a grande maioria da população acaba sofrendo desse mal.


Os vilões da ansiedade, que devem ser evitados a todo custo, são os preferidos dos ansiosos: chocolate, café e açúcar. Muitas pessoas acreditam que o chocolate traz a sensação de bem-estar, mas, na verdade, o chocolate alivia momentaneamente a sensação de nervosismo. O efeito é comparável a uma droga, depois que passa a sensação de "relaxamento" a ansiedade volta e com mais intensidade.


Alguns alimentos têm o poder de ajudar no controle dessa sensação, de preferência os alimentos ricos em triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar, são eles: leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. Alguns carboidratos como pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel, também são boas pedidas.


Outras dicas podem ser seguidas por quem quer se livrar da ansiedade:

  • Procure facilitar todas as condições para ter uma excelente noite de sono;
  • Alimente-se corretamente no café da manhã com fontes de triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar;
  • Faça um alongamento durante o banho matinal, para facilitar a entrada do ar nos pulmões e, conseqüente, a oxigenação do sangue;
  • Durante o trabalho tire alguns períodos para pequenos alongamentos e pausas para relaxar;
  • Não sofra por antecipação. Os acontecimentos são frutos de sua postura mental. Se não puder controlá-los, controle a sua reação perante os fatos.
  • Lembre-se: mantenha a mente calma e poderá encontrar muitas possibilidades para resolver suas questões.


Fonte: Site Médico

2 comentários:

Simplesmente Vivi... disse...

A marrrrdita da ansiedade, né?!
Mas temos que conseguir nos vacinar desse mal... e sabe que desde o dia que estou tomando leite todos os dias, tenho conseguido me controlar mais?!?!
êbaaaa... nem sabia que era por isso... mas é bom saber!!!
Ameiiiiiiiiiii a matéria!
Bjinhos!!!

Rai disse...

nossa amiga!
aquela tal da casca e ruim demáááás, obrigada pela dica, omei hj com iogurte corpus e perdeu aquele gosto margo. Vou ver durante a semana, como meu organismo reage. Vc demorou quantos dias para fer os efeitos? beijosssss