terça-feira, 24 de março de 2009

20 gafes que você NÃO pode cometer quando faz dieta!

O especialista em etiqueta, Fábio Arruda, autor do livro Sempre, Às Vezes, Nunca (Arx), explica aqui, o que você pode e o que não pode (e nem deve) fazer quando o assunto que está no centro da roda é a perda de peso. Anote e aplique!


1 Ler a lista do que pode comer, em público. Memorize sua dieta e, caso não consiga se lembrar de tudo, pelo menos grave o que pode (ou deve) consumir antes de um encontro ou evento. "Sacar" a lista de alimentos ou tabela de pontos nos lugares em que todos foram para comer e divertir-se é ridículo.

2 Convidar as visitas que estão de dieta para pular um dia. Nada de obrigar seus convidados a quebrar o regime com frases do gênero: "Aqui em casa ninguém faz regime...", "Dieta só na segunda...". Totalmente dispensável.

3 Ir a uma festa ou jantar e não comer nada. Recusar tudo o que lhe é oferecido por estar de dieta pega muito mal. Se seu regime é radical recuse o convite. Caso aceite ir ao evento, sirva-se de uma pequena porção do que foi servido, sem neuras.

4 Avisar o anfitrião que prato deseja comer. Às vezes o anfitrião pergunta, ao convidar, se você tem algum tipo de restrição alimentar. Neste caso pode avisar que está fazendo regime. Fazer o cardápio caberá a ele. De jeito nenhum, sugira o que gostaria de comer.

5 Controlar a dieta alheia. No restaurante, sem dúvida existem pratos que cabem numa dieta e, aqui sim, é um lugar onde existe a liberdade de cada um pedir o que quiser. Sem o controle ou censura dos demais.

6 Comer como um rei na frente de quem está de dieta. Caso seja um magro por natureza ou gordo assumido, respeite quem quer emagrecer. Comer na frente dos outros, com gemidos de prazer, ou olhares de "Nirvana" é infantil e pode levar um ser humano de dieta às raias da loucura.

7 Contar calorias o tempo todo. Controle a sua dieta, mas não tente controlar a dos outros. Ficar dizendo a quantidade de calorias de tudo o que está na mesa é insuportável.

8 Servir um jantar ou aperitivos diet para quem não está de dieta! Quando receber visitas, lembre-se de que seus convidados não são obrigados a participar de sua dieta. Sirva a eles o que naturalmente serviria. Biscoitinhos ou aperitivos diet ou light não têm a menor graça e nem sabor nenhum para quem não está de dieta. São um mico... (Aliás para quem está, em geral, também não.)

9 Insistir para que todos mudem para a "sua" dieta. Dietas são uma escolha de cada um. Nada de ficar comparando a sua com as demais ou querer que todos mudem, porque você acha a sua campeã.

10 Medir, com os olhos, o corpo de quem está de dieta. Não faça falsos elogios apenas por saber que alguém está de regime. Dizer a uma pessoa que ela já emagreceu muuuuito, quando isto não é verdade, ao invés de agradar, chateia.

11 Desconfiar do emagrecimento dos outros! Se alguém lhe diz que emagreceu x quilos, no mínimo fique quieto. Expressões do gênero : "Jura?!?" ou "Tudo isso?!?" são de matar e muito grosseiras.

12 Dar palpites na vida alheia, em qualquer assunto. Quando alguém comenta que está fazendo regime, nada de críticas. Afirmar que é bobagem, que a pessoa está ótima e dizer que não é necessário eliminar nenhum quilinho, não vai agradar. Cada um conhece bem suas necessidades ou restrições e saber respeitá-las é um dom.

13 Abrir a boca para dizer bobagens. Lembrar casos de pessoas que ficaram doentes ou "até morreram" porque resolveram encarar uma dieta e dizer isso para quem está sofrendo para manter a boca fechada é cruel. Chega a ser quase doentio.

14 Perguntar por que a pessoa emagreceu tanto. Se encontrar alguém que emagreceu demais, deixe que este ser humano aborde o assunto. As razões podem ser bem mais sérias e eventualmente mais tristes do que uma dieta. Ou do que você possa imaginar. Fique na sua.Tudo na vida tem lá suas regras: a dieta também. Não erre em sociedade, quando você ou uma das suas visitas estiverem de regime

15 Falar sobre o assunto errado na hora errada. Tudo tem lugar e hora apropriados. Se estiver em local público com uma pessoa que fez regime e emagreceu muito, por mais fascinado que você fique, deixe para pedir o telefone do médico ou o tipo de regime num momento mais particular. E, obviamente, se tiver intimidade para tanto.

16 Não agradecer aos elogiosSaiba receber elogios. Caso digam quanto você emagreceu, e isto for verdade, agradeça. Respostas do tipo "Imagina" ou "Impressão sua" são tolas e os outros não são cegos.

17 Lembrar a um amigo magro o quanto ele era obeso. Quando estiver em público com uma pessoa que emagreceu, é dispensável relembrá-la o quanto ela já foi gorda. A memória é seletiva para alguns casos...

18 Dizer ao seu cliente que o manequim dele é maior. Se você é vendedor de uma loja de roupas sempre espere o cliente contar que está fazendo regime e quantos quilos emagreceu. Caso peça a você uma roupa de um manequim que sabe que não vai servir, não discuta, traga e deixe que ele confirme por conta própria. É mais gentil e mais seguro...

19 Pedir uma comida light à sua hostess, sem aviso prévio. Caso sua dieta exija que coma em intervalos regulares, leve sempre um lanchinho com você. Os outros não são fornecedores de sanduíches light. Mas use o bom senso na escolha de suas iguarias, pois "sacar" uma coxa de chester da bolsa não é uma das cenas mais agradáveis...

20 Descuidar do hálito após a comida. Fundamental: é comum surgir um pouco - às vezes muito - de mau hálito quando se faz regime, portanto tenha sempre com você balinhas e sprays. Ninguém agüenta um bafo de onça, mesmo que vindo de uma cinturinha de pilão.

Fonte: Itodas

2 comentários:

Cazaps disse...

Olá... muito obrigada pela visitinha :)
Muito bom este texto.
Bjs

Celina disse...

Amei o texto! A imagem é sugestiva???? kkkkkkkkkkkkkk
Bjos