sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Doce na dieta, pode?

Os doces reúnem muitas calorias, mas carregam dentro de si um sabor que satisfaz e traz felicidade. Para quem não consegue resistir, a nutricionista Heloísa Guarita tira as suas dúvidas de como consumí-los sem preocupações com a balança.

Por que os doces são considerados vilões da alimentação?
Não é bem assim. Quem segue um cardápio balanceado pode comer numa boa. Só que como as pessoas exageram na quantidade de comida que colocam no prato, elas têm que deixar essas delícias de lado para não prejudicar ainda mais a saúde e o peso.

Qual é a quantidade recomendada?
Se você gosta de açúcar, pode comer um bombom de 30g, um brigadeiro de 30g, 1 col. (sopa) de doce caseiro todos os dias ou uma torta de frutas duas vezes por semana. O que não dá é exagerar na dose e devorar uma lata de leite condensado! Quem malha diariamente precisa ingerir mais calorias como fonte de energia. Essas pessoas podem optar por uma sobremesa mais farta, como por exemplo uma tortinha de morango, uma vez ao dia.

Quem quer emagrecer precisa excluí-los?
Por um tempo, sim, pois para reduzir o peso é necessário baixar o consumo de calorias diárias. Como os doces têm alto valor calórico por porções pequenas, é melhor dar preferência a itens nutritivos e que saciam mais. Depois que os quilos forem eliminados, o açúcar é liberado com moderação. Sou contra excluir um determinado alimento por um período longo porque a comida não deve ser encarada como um martírio. Afinal, é prazeroso sentar-se à mesa para experimentar um pedaço de bolo feito pela vovó ou ir com uma amiga a uma doceria para comer e bater papo.

Que hora do dia é a melhor para comer doces?
Só não é recomendável à noite, período em que o metabolismo está lento.

Quais são os mais calóricos?
Os gordurosos. Apenas 1g de gordura contém 9 calorias. É por isso que as receitas feitas com creme de leite, chantilly, chocolate e manteiga são as campeãs nesse quesito.

Aqueles à base de frutas são mais nutritivos?
Sim. Eles são menos gordurosos e possuem o açúcar natural da fruta. Sem contar que também são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Prefira os caseiros, que podem ficar deliciosos, basta usar a criatividade na cozinha.

As versões light e diet são ideais para quem quer afinar?
Nem sempre. Os alimentos light têm no mínimo 25% a menos de gordura. Os diet possuem a restrição total de açúcar, que é substituído por adoçantes. Para os portadores de diabetes essa versão é essencial. O mesmo acontece com quem possui triglicérides alto e precisa eliminar a gordura da dieta. Se o problema for o sobrepeso, eu aconselho olhar o rótulo do produto, pois nem sempre diminuir a quantidade de gordura e de açúcar resulta em baixas calorias.

O que fazer para não devorar uma caixa de bombons inteira na TPM?
A solução é pegar um bombom de chocolate ao leite de 30g e colocar no congelador. Depois que gelar, deixe-o dissolver na boca, como uma bala. Como ele demora mais para se desfazer, você fica saciada mais rápido.

Qual é o melhor açúcar?
Todos os tipos são feitos com o melado da cana-de-açúcar. Para ficar branquinho, eles passam por um processo de refinamento e acabam perdendo vitaminas e sais minerais. O ideal é usar o mascavo, orgânico ouo mel, que são riquíssimos em nutrientes.

Fonte: ITodas

Nenhum comentário: