quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Barras de cereais: qual escolher?

Feitas a partir da compactação de frutas desidratadas e de cereais como a aveia, o trigo, a soja, o milho e o arroz, as barras de cereais ganharam grande popularidade no mercado; principalmente devido à sua praticidade, aos seus valores nutricionais e ao seu sabor.


A barra é uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável nos lanches, ou também um complemento para refeições. Por serem feitas de cereais, as barras possuem carboidratos - fontes energéticas para atividades físicas e mentais do dia-a-dia, vitaminas e minerais essenciais. E todas as marcas disponíveis no mercado fornecem um grupo variado de nutrientes, pois os ingredientes são mantidos na forma integral.


Para quem está em uma dieta de baixas calorias e deseja saciar a necessidade de comer uma guloseima, esse alimento também é uma boa opção. Além de tudo, também ajuda a regular o intestino, contribuindo para o seu funcionamento.


Atualmente no mercado existem quatro tipos de barras:


As fibrosas possuem altos níveis de glicose e de fibras e, por exigirem uma digestão trabalhosa, seu consumo é aconselhado após a prática de exercícios físicos. Também se recomenda a moderação no seu consumo devido ao excesso de fibras. Possuem em média 100 kcal.


As diet ou light têm menos calorias e gorduras e não contêm açúcar, portanto são adequadas para quem possui diabetes ou deseja manter uma dieta com baixos níveis energéticos. Recomenda-se o consumo deste tipo antes da prática de exercícios, desde que não contenham chocolate; gorduroso e de difícil digestão. Essas barras não são recomendadas após a prática de exercícios, pois não são eficientes na reposição de grandes quantidades de energia. Possuem uma média de 65 kcal.


As energéticas são de fácil absorção, por serem menos fibrosas, mas possuem muitas calorias. Por isso devem ser consumidas durante ou após os exercícios e não são recomendadas para pessoas sedentárias. Muitas barras contêm chocolate e castanhas, granola e açaí. Em média possuem 280 kcal.


E as protéicas têm pouquíssima gordura e muita proteína, devem ser comidas após a atividade física com o objetivo do ganho de massa muscular. Não são aconselhadas para sedentários, mas eventualmente podem substituir uma refeição de forma prática. Têm em torno de 200 kcal.


Fonte: Site Médico

2 comentários:

Beth disse...

Olá Bruna, td bem??
Cuidado com as barrinhas light. Nesse texto q vc postou diz q as diet ou light não contém açúcar, mas as light tem açúcar sim (já vi de várias marcas)e tem só o valor reduzido de gorduras. Peguei mania de ver composição e valor nutricional de alimentos e tenho levado cada susto!!
Continue firme na dieta, bjos.

Malina disse...

Verdade Beth! Esse texto não foi elaborado por mim, apenas copiei de um site, mas realmente ele deixa a entender que tanto as barrinhas light quanto as diet não possuem açucar, quando na realidade, apenas as diet não devem possuir, justamente por serem destinadas a quem possui diabetes.

Valeu pela observação! Bjo