sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Dieta Dissociada

Escrita por um especialista em obesidade, o livro Dieta dissociada – Emagrecer com saúde comendo de tudo revela que é possível emagrecer comendo de tudo. Segundo o médico João Cesar Castro Soares, o segredo é não colocar no mesmo prato alimentos ricos em carboidratos e ricos em proteínas, que uma vez juntos, tendem a gerar maior liberação de insulina, mecanismo que bloqueia a queima de gordura. Dissociados, a perda de peso é mais acentuada, rápida e de boa qualidade.


Sem promessas milagrosas, o médico explica que qualquer pessoa pode perder até 10% do peso corporal em um mês, com uma dieta equilibrada, de baixa caloria e nutricionalmente balanceada.


Segundo ele, o ideal é que você comece o dia com os carboidratos, provindos de alimentos energéticos como pães integrais, cereais, frutas e sucos naturais. Além de energia, esses alimentos fornecem um aminoácido muito requisitado, o triptofano, que é um precursor do neurotransmissor serotonina, conhecido como hormônio da felicidade e bem-estar. E os reserve também para o almoço, já as proteínas deixe para o jantar, já que à noite o gasto energético é menor e boa parte das massas ingeridas não é queimada.


Além disso, o médico indica ainda uma dieta líquida uma vez por semana para potencializar o emagrecimento. O ideal é que o cardápio dissociado seja seguido por até três meses, mas nada impede que se estenda esse prazo, já que ele é balanceado e fornece 1.500 calorias por dia.


Esta dieta é uma das mais fáceis de fazer, uma vez que não exclui qualquer tipo de alimento. Sua única restrição é a separação de carboidratos e proteínas no mesmo prato, ou seja, não se deve consumir, por exemplo, grãos, tubérculos e farináceos junto com carnes, ovos ou derivados do leite.


Além disso, essas mudanças podem melhorar a digestão. A mistura de proteínas e carboidratos na mesma refeição pode causar efeitos desagradáveis como sensações de mal-estar e cansaço, falta de energia e metabolismo lento e a dieta dissociada prega que essa combinação não seja feita, pois pode ser maléfica para o organismo, devido a fermentação que estimula a liberação de toxinas nocivas para o corpo e faz com que o aparelho digestivo fique sobrecarregado. A mistura também favorece o armazenamento de gordura no organismo. A combinação, considerada imprópria, aumenta a liberação do hormônio insulina que é responsável por inativar a enzima lípase (responsável pela metabolização da gordura). Já a combinação de alimentos dissociados como consumir apenas vegetais com carboidratos ou vegetais com proteínas, é benéfica, pois não há fermentação, o que é mais saudável e auxilia na perda de peso mais facilmente.


Fontes: Minha Vida, Corpo a Corpo


*********************

Eu tenho cá as minhas ressalvas com relação à esse tipo de dieta, mas e vocês, o que acham?

2 comentários:

Anônimo disse...

Por que nao:)

Tempo de Deus disse...

Eu fiz a dieta e deu super certo, amei, emagreci mesmo, e tem uma amiga minha fazendo e ela ja emagreceu muito tb, se seguir corretamente da certo parece milagre. rsrs