terça-feira, 21 de outubro de 2008

Consumo de chá verde exige cautela

Extraídos da planta Camellia sinensis, os chás verde e branco possuem níveis concentrados de catequinas e polifenóis, substâncias que agem na prevenção do câncer e combatem, também, os radicais livres, protegendo as células e retardando o envelhecimento com mais eficiência que as vitaminas C e E. Além disso, esses chás ajudam a emagrecer, fortalecem as veias e as artérias e reduzem os teores de colesterol ruim.


Enquanto o chá verde tem as folhas aquecidas e secas, resultando na oxidação dos seus componentes, o chá branco é elaborado a partir do broto da Camellia sinensis e não passa por esse processo, assegurando uma concentração maior dos princípios ativos. Os chás Oolong e preto também derivam da mesma planta, mas seus benefícios são menos evidentes.


Devido à essas funções terapêuticas, os chás verde e branco ficaram populares, porém, essas bebidas exigem cautela ao serem consumidas, pois os benefícios podem, literalmente, virar dor de cabeça.

Os chás verde e branco são alimentos funcionais, pois nutrem e combatem doenças. Para aproveitá-los corretamente, é preciso ficar de olho na dosagem e nas características do organismo de cada um. O ideal seria buscar orientação médica antes de ingerir esses chás, pois as pessoas pensam que podem bebê-los indiscriminadamente, e isso não é verdade.


Um dos principais cuidados em relação a essas bebidas é a existência de cafeína em sua composição. A substância, também presente no café, pode aumentar a pressão arterial e causar problemas como taquicardia, dor de cabeça e náuseas. Como aceleram o metabolismo, esses chás não são indicados a pessoas com problemas cardíacos ou hipertensos e também devem ser evitados por grávidas e lactantes, já que a cafeína pode afetar o bebê.

Casos de insônia, gastrite, problemas renais, hipertireoidismo, ansiedade e taquicardia são incompatíveis com os chás e indivíduos com deficiência de ferro no organismo também devem evitar essas bebidas, pois elas contêm tanino, substância que inibe a absorção do mineral. O consumo com leite deve ser evitado, pois ele inibe o efeito antioxidante dos chás.


Para garantir os benefícios e evitar os problemas, recomenda-se beber três ou quatro xícaras diariamente. O preparo deve ser feito da seguinte maneira: ferva a água, apague o fogo e dilua duas colheres do chá em uma xícara. Deixe o recipiente tampado de cinco a dez minutos, em ambiente escuro, antes de servir. O chá não deve ser reaquecido e pode ser guardado por até 12 horas em locais sem luz.


Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: