terça-feira, 7 de outubro de 2008

IMC

Oi gente,


Acabei de colocar aqui do lado uma ferramenta bem legal para calcular o IMC. Para quem não sabe, o IMC ou índice de Massa Corporal é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável.


A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é:


IMC = peso / (altura)2


A Organização Mundial de Saúde usa um critério simples:


Condição

IMC em adultos

abaixo do peso

abaixo de 18,5

no peso normal

entre 18,5 e 25

acima do peso

entre 25 e 30

obeso

acima de 30


Porém, é preciso salientar que o Índice de Massa Corporal é apenar um indicador, e não determina de forma inequívoca se uma pessoa está acima do peso ou obesa. Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso, por exemplo, pessoas musculosas podem tem um Índice de Massa Corporal alto e não serem gordas. O IMC também não é aplicável para crianças.


Outro problema é a influência, ainda não suficientemente estudada, que as diferenças raciais e étnicas têm sobre o Índice de Massa Corporal. Pessoas de origem asiática, por exemplo, poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 23.


O Índice de Massa Corporal, apesar de conter alguns pontos fracos, é o método mais fácil no qual qualquer um pode obter uma indicação, com um bom grau de acuidade, se está abaixo ou acima do peso ideal, porém, o método mais preciso para determinar se a pessoa está gorda, é a medição do percentual de gordura corporal.


Tal medição deve ser feita por profissional qualificado utilizando um medidor de dobras cutâneas. Você pode ter a medição de seu porcentual de gordura corporal nas boas academias de ginástica ou em médicos especializados. Há também medidores de gordura portáteis.


Fonte: Copacabana Runners

Nenhum comentário: